Institucional

Arquidiocese de Brasília é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, criada no dia 16 de janeiro de 1960, por meio da bula “Quandoquidem Nullum”, do Papa João XXIII.

Já a instalação da Arquidiocese, como Sede Metropolitana, ocorreu no dia 21 de abril, junto com a inauguração da Capital Federal.

A sede física da Arquidiocese de Brasília está localizada na Cúria Metropolitana, que abriga os departamentos responsáveis pela parte administrativa, pastoral, judicial e de comunicação da Igreja de Brasília.

A Igreja de Brasília, junto à (arqui) dioceses do Estado do Goiás, compõe o Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cuja Sede fica localizada em Goiânia.

E junto à Diocese de Uruaçu - GO, Diocese de Luziânia - GO e Diocese de Formosa – GO, a Arquidiocese compõe a Província Eclesiástica de Brasília.

O arcebispo e bispos de nossa arquidiocese, assim como os demais do Brasil, integram a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com sede em Brasília, a entidade tem dom Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília, como presidente; dom Murilo Krieger, arcebispo de São Salvador da Bahia – Primaz do Brasil, como Vice-presidente, e dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar de Brasília, como Secretário Geral.  A entidade é responsável por fomentar a comunhão entre os bispos que a compõem, promover a participação deles na conferencia e estudar assuntos de interesse comum, estimulando a ação harmônica.

A Capital Federal acolhe ainda a sede da Nunciatura Apostólica no Brasil, que trata de questões relacionadas à Igreja e ao Estado dentro do país, promovendo a paz e a harmonia com outras nações e estimulando relações entre a Santa Sé e as autoridades do país. O núncio é o representante do papa e da Santa Sé junto à Igreja local e ao governo local do país para o qual foi enviado.

A Arquidiocese possui uma estrutura complexa e conta com a colaboração de leigos e religiosos para cumprir a sua missão evangelizadora.

Possui 144 paróquias, 04 Áreas Pastorais, 1 Capelania; 256 sacerdotes seculares incardinados e residentes e cerca de 130 sacerdotes religiosos, além de 102 diáconos permanentes.

Cuida de 3 seminários: Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima; Seminário Missionário Arquidiocesano “Redemptoris Mater”e Seminário Propedêutico, e da casa do clero, além de dar suporte a 72 entidades pastorais, centros de formação, movimentos, associações e comunidades. Os trabalhos sociais estão a cargo da Oassab (Obras de Assistência e de Serviço Social da Arquidiocese de Brasília) e instituições e entidades que trabalham diretamente com a Arquidiocese.

A comunicação com os fiéis é realizada por meio de site na internet, as redes sociais (Twitter, Facebook e YouTube), uma WebTV, além da Rádio Nova Aliança e da Fundação Rainha da Paz.