Dom Valdir Mamede

Em 21 de julho de 1961 nascia na cidade de Silvanópolis, MG, Valdir Mamede.

Aos 18 anos, o religioso ingressou na Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos), na Arquidiocese de Pouso Alegre, MG.

Entre os anos de 1981 e 1983, estudou Filosofia na PUC de Minas Gerais. E pelos quatro anos seguintes, estudou Teologia no Studium Theologicum de Curitiba.

Em 21 de maio de 1988, pela imposição das mãos de Dom João Bosco Óliver de Faria, então bispo auxiliar da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), dom Valdir recebeu sua ordenação sacerdotal.

De 1998 a 2000, atuou como Vigário na Paróquia do Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre (MG); Vigário e Pároco da Igreja Imaculado Coração de Maria na cidade do Rio de Janeiro (RJ); e Pároco na Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Taguatinga (DF).

Em Roma, licenciou-se em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino e doutorou-se em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, em 2002.

De volta à Brasília, sua aceitação no clero da Igreja de Brasília aconteceu em 12 de agosto de 2003, pelo Emmo Sr.Cardeal Dom José Freire Falcão; e sua Incardinação  na Arquidiocese da Capital se deu no dia 02 de fevereiro de 2006, por ato de Dom João Braz de Aviz.

Serviu como padre na Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Gama (DF), e como Pároco da Imaculado Coração de Maria, no Park Way.

Também trabalhou como Vigário Judicial Adjunto do tribunal Eclesiástico de Brasília; e hoje ainda acumula as funções de: professor de Direito Canônico no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima de Brasília; Professor no Curso Superior de Teologia da Arquidiocese de Brasília; Presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Brasília; Membro do Conselho Presbiteral Arquidiocesano e Membro do Conselho Episcopal.

Dom Valdir foi nomeado pelo, na época, Papa Bento XVI, no dia 06 de fevereiro de 2013 e sua ordenação Episcopal foi realizada no dia 16 de março deste mesmo ano.

Principais atividades pastorais como missionário claretiano:

- 1988: Vigário paroquial na Paróquia do Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre (MG);
- 1989-1992: Vigário paroquial e pároco (1992-1995) da Paróquia Imaculado Coração de Maria na cidade do Rio de Janeiro (RJ);
- 1992-2000 – Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Taguatinga (DF).

Atividades como membro do Clero da Arquidiocese de Brasília:
2003 – 2007: Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Gama (DF);
2007 – 2013: Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria no Park Way.
O novo bispo também foi Vigário Judicial Adjunto do tribunal Eclesiástico de Brasília entre 2004 e 2007. Desde 2004 também, ele é professor de Direito Canônico no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima de Brasília. Monsenhor Mamede também leciona no Curso Superior de Teologia da Arquidiocese de Brasília.

Outras funções que exerce atualmente:
- Presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Brasília;
- Membro do Conselho Presbiteral Arquidiocesano;
- Membro do Conselho Episcopal.