Rumo à Assembléia Arquidiocesana 2007

...Espírito e Etapas de um caminho

Já desde o ano de 2004, falava-se da necessidade de realizarmos uma grande Assembléia Arquidiocesana. A proposta foi estudada e discutida por muitos e, neste ano, Dom João nomeou uma Comissão para a Preparação e a Realização desta Assembléia:

Presidente: Pe. Placimario Ferreira (Coordenador de Pastoral)

Membros da Coordenação do CPA: Ana Paula Queiroga, Selma Eliane e Joanna D’Arc

Assessores dos Vicariatos: Pe. Paulo Sérgio Casteliano (Centro); Pe. Valdir Mamede (Sul); Pe. Cláudio Ambrozio (Norte).

Mas o que é uma Assembléia Arquidiocesana? O termo “assembléia” encontra sua origem na concepção de “Igreja” (Ekklesía), Povo convocado por Deus para viver na fidelidade à sua Aliança. A Assembléia Arquidiocesana antes de ser um evento é um caminho a ser trilhado por todo o Povo de Deus que está em Brasília. Com este caminho queremos conhecer melhor a realidade da cidade de Brasília e de sua Arquidiocese; discernir o que Deus pede à sua Igreja; e planejar as linhas de ação pastoral para que sejamos fiéis à nossa missão evangelizadora.

Os primeiros passos já estão sendo dados. No ano de 2006, teremos um intenso trabalho. No primeiro semestre, será realizada uma pesquisa ampla e representativa sobre a realidade sócio-religiosa da nossa cidade, além de uma sondagem pastoral nas paróquias. No segundo semestre, queremos fazer uma serena e corajosa reflexão sobre os dados obtidos nas pesquisas. Este trabalho envolverá os setores e vicariatos. No ano de 2007, teremos a preparação próxima da Assembléia. No primeiro semestre, haverá toda a preparação temática e logística do evento e, no segundo semestre, teremos a sua realização.

Que Deus nos conceda o dom da abertura confiante e destemida a tudo o que Ele quer nos dizer neste caminho. Sabemos que a Assembléia é um dom de Deus e um compromisso de todos nós. Certos de que Ele caminha conosco e nunca nos abandona, não deixemos de repetir no íntimo de nossos corações: Fica conosco, Senhor.