Campanha da Fraternidade 2018 é lançada em Brasília

14/02/2018 12:12

A cerimônia de abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2018 ocorreu na manhã de hoje, 14/02, - em ocasião da Quarta-feira de Cinzas e do início da Quaresma - durante coletiva de imprensa realizada na nova sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), localizada na 905 norte.

O lançamento foi conduzido pelo cardeal Sergio da Rocha, presidente da CNBB e arcebispo de Brasília, que contou com o auxílio de dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da CNBB e bispo auxiliar de Brasília. Participaram também do evento, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, o coordenador da Frente Parlamentar pela Prevenção da Violência e Redução de Homicídios, deputado Alessandro Molon, e o presidente da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), Carlos Alves Moura.

Com o tema “Fraternidade e superação da violência” e lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8), a empreitada deste ano tem o objetivo de construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência.

Para dom Sergio, a campanha da fraternidade vai além do âmbito da Igreja católica ao trazer discussões e reflexões sobre assuntos que precisam de uma atenção especial, como é o caso da empreitada deste ano. E para que a empreitada alcance bons resultados, é preciso a participação de toda comunidade eclesial, afirmou o cardeal, deixando o convite para cada cristão se mobilizar contra a violência.

Ainda durante a cerimônia foi lida a mensagem do papa Francisco para o período da Quaresma, que pode ser lida ao final desta matéria, e também foram apresentadas histórias de vida de pessoas que batalham para a superação de violência.

“Superar a violência, em vista de uma cultura da paz, exige o enfrentamento da realidade de exclusão. Sem a justiça social não haverá superação da violência”, afirmou o padre Luís Fernando da Silva, coordenador executivo das Campanhas da Fraternidade.

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO
AOS FIÉIS BRASILEIROS
POR OCASIÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 201

Queridos irmãos e irmãs do Brasil!

Neste tempo quaresmal, de bom grado me uno à Igreja no Brasil para celebrar a Campanha “Fraternidade e a superação da violência”, cujo objetivo é construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência. Desse modo, a Campanha da Fraternidade de 2018 nos convida a reconhecer a violência em tantos âmbitos e manifestações e, com confiança, fé e esperança, superá-la pelo caminho do amor visibilizado em Jesus Crucificado.

Jesus veio para nos dar a vida plena (cf. Jo 10, 10). Na medida em que Ele está no meio de nós, a vida se converte num espaço de fraternidade, de justiça, de paz, de dignidade para todos (cf. Exort. Apost. Evangelii gaudium, 180). Este tempo penitencial, onde somos chamados a viver a prática do jejum, da oração e da esmola nos faz perceber que somos irmãos. Deixemos que o amor de Deus se torne visível entre nós, nas nossas famílias, nas comunidades, na sociedade.

É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação” (1 Co 6,2; cf. Is 49,8), que nos traz a graça do perdão recebido e oferecido. O perdão das ofensas é a expressão mais eloquente do amor misericordioso e, para nós cristãos, é um imperativo de que não podemos prescindir. Às vezes, como é difícil perdoar! E, no entanto, o perdão é o instrumento colocado nas nossas frágeis mãos para alcançar a serenidade do coração, a paz. Deixar de lado o ressentimento, a raiva, a violência e a vingança são condições necessárias para se viver como irmãos e irmãs e superar a violência. Acolhamos, pois, a exortação do Apóstolo: “Que o sol não se ponha sobre o vosso ressentimento” (Ef 4, 26).

Sejamos protagonistas da superação da violência fazendo-nos arautos e construtores da paz. Uma paz que é fruto do desenvolvimento integral de todos, uma paz que nasce de uma nova relação também com todas as criaturas. A paz é tecida no dia-a-dia com paciência e misericórdia, no seio da família, na dinâmica da comunidade, nas relações de trabalho, na relação com a natureza. São pequenos gestos de respeito, de escuta, de diálogo, de silêncio, de afeto, de acolhida, de integração, que criam espaços onde se respira a fraternidade: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8), como destaca o lema da Campanha da Fraternidade deste ano. Em Cristo somos da mesma família, nascidos do sangue da cruz, nossa salvação. As comunidades da Igreja no Brasil anunciem a conversão, o dia da salvação para conviverem sem violência.

Peço a Deus que a Campanha da Fraternidade deste ano anime a todos para encontrar caminhos de superação da violência, convivendo mais como irmãos e irmãs em Cristo. Invoco a proteção de Nossa Senhora da Conceição Aparecida sobre o povo brasileiro, concedendo a Bênção Apostólica. Peço que todos rezem por mim.

Vaticano, 27 de janeiro de 2018.

Franciscus PP.

- Clique aqui e baixe a mensagem do Papa Francisco aos brasileiros, em ocasião do lançamento da Campanha da Fraternidade 2018

Clique aqui e veja as fotos do evento.

- Assista abaixo a cobertura da Cerimônia na íntegra no play ou no link abaixo: http://bit.ly/2nZZEw8

- Materiais utilizados na Formação da Campanha da Fraternidade 2018 estão disponíveis para download

- Cobertura da Formação da Campanha da Fraternidade 2018:

* Manhã: CF 2018: Fieis se reúnem na UCB para discutirem e buscarem soluções para a superação da violência

* Fotos do Encontro de Formação da CF 2018: http://bit.ly/2saZnek

Foto: CNBB