Dom Newton: Igreja de Brasília lembra os 16 anos de falecimento do primeiro arcebispo

10/11/2017 12:36

Sábado, 11/11, é dia de lembrar o 16º aniversário de falecimento de dom Newton Almeida Baptista, 1º Arcebispo da Arquidiocese Metropolitana de Brasília.

Dom José Newton nasceu em 16 de outubro de 1904, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

Entrou para Seminário Menor de São Paulo por volta dos 18 anos, onde iniciou os estudos em filosofia e teologia, completando essas formações em Roma, na Universidade Gregoriana.

Em 28 de outubro de 1928 foi ordenado Sacerdote em Roma, e em 03 de setembro de 1944 foi ordenado bispo, pouco depois de ser eleito Bispo Diocesano de Uruguaiana, em Minas Gerais.

Passados dez anos, foi nomeado arcebispo metropolitano de Diamantina, também em Minas Gerais.

Em 1960, dom Newton foi nomeado o primeiro arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Brasília. O novo arcebispo tomou posse na durante a cerimônia de instalação da Arquidiocese da Capital Federal, realizada em 21 de abril de 1960.

O arcebispo ficou a frente de nossa Arquidiocese por 24 anos, mais precisamente até o dia 14 de fevereiro de 1984.

Durante este período, dom Newton criou paróquias, fundou seminários e realizou o VII Congresso Eucarístico nacional, em 1970. O religioso foi também, o primeiro arcebispo do Ordinariado Militar no Brasil, atuando de 1963 a 1990.

O epíscopo faleceu em 11 de novembro de 2001, em Brasília, aos 97 anos e seu corpo está sepultado na cripta da Catedral Metropolitana N. Sra. Aparecida.

Por essa razão, a Santa Missa deste sábado, às 17h, na Catedral Metropolitana de Brasília, presidida pelo padre João Firmino, será em intenção a dom Newton, como forma de homenagear o nosso primeiro arcebispo.

Venha prestar homenagens a dom Newton! Você é nosso convidado!

Informações:
Local: Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida