Devoção e alegria marcam o início da Festa da Padroeira: Nossa Senhora Aparecida

12/10/2017 11:55

As atividades em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e de Brasília, tiveram início às 08h30 da manhã, com a celebração da Santa Missa dedicada as crianças, na Esplanada dos Ministérios, na altura da Catedral.

O forte calor e a baixa umidade que faz nesta manhã, chegando aos 30ºC, não atrapalharam a participação de 08 mil pessoas, que aos poucos foram chegando para participar da Celebração Eucarística presidida por dom Marcony Vinícius Ferreira, bispo auxiliar de Brasília.

Acompanhada por pais, catequistas ou responsáveis, a criançada de diversas paróquias de Brasília celebrou com muita alegria e animo o dia da mãe Aparecida e também o dia das Crianças.

Após fazer a acolhida, dom Marcony convidou a meninada para subir ao altar, e, assim, participarem da Santa Eucaristia mais próximas da imagem da Mãe Aparecida.

Durante a homilia, baseada no evangelho de João 2,1-11, dom Marcony enfatizou para as crianças a importância de ouvir e obedecer a mamãe, de ser prestativo e de não ser preguiçoso. Em meio a evangelização, fez questão de perguntar se havia algum pequeno desobediente ou que dava trabalho a mamãe e ao papai, e algumas crianças, espontaneamente, levantaram a mão, dizendo que elas eram desobedientes e preguiçosas sim.

Aos risos, dom Marcony se dirigiu aos adultos pronunciando: “Estão vendo? Temos de aprender a sermos mais honestos como as crianças são”. Mas logo se voltou novamente explicando sobre ser obediente.

“O próprio Jesus escutou Maria. Vocês têm que obedecer a mamãe em casa. Quando a criança é obediente, ele agrada a Jesus, a Nossa Senhora, ao papai e a mamãe. E uma segunda coisa, quando a gente escuta a palavra de Deus e obedece a gente é feliz”, advertiu o presidente da celebração.

Em um segundo momento, o bispo recordou a tragédia de Janaúba, em Minas Gerais, que ocorreu no último dia 05, quando o vigilante noturno do Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, Damião Soares dos Santos, entrou em um salão onde várias crianças e funcionários estavam comemorando o Dia das Crianças, trancou a porta e ateou fogo.

O incêndio matou 9 crianças, 1 professora mortas e o próprio Damião, além de deixar mais de 40, entre adultos e crianças, feridos.

“Nós vamos, hoje, rezar essa Missa por essas crianças que perderam suas vidas. E também pela professora, que deu sua vida para salvar a vida de outras crianças. Só ela salvou 15 crianças. Quero que as crianças pequenas, e também as crianças grandes, deem uma salva de palmas para a professora”, disse dom Mrcony, que completou a seguir...

“ Filhos amados, filhos grandes, não percamos a humanidade e a sensibilidade. O mundo hoje está tão difícil, que a crise que estamos enfrentando é uma crise antropológica, é uma crise da pessoa humana, onde poucos olham e têm compaixão com aqueles que sofrem. Rezemos pelas crianças e pela professora, pelo dom de vida de cada um de vocês e para que Deus proteja muito vocês”, concluiu.

Para homenagear a Mãezinha aparecida, cerca de 20 crianças vestidas de anjo, da paróquia Cristo Rei, do Setor “P” sul, em Ceilândia, subiram ao palco jogando pétalas de rosas junto à imagem da Padroeira cantando, dando graças e coroando a Mãe Aparecida.

Vale destacar que a animação ficou por conta do Coral Infantil da Paróquia São Paulo Apóstolo, Guará.

Após a Santa Missa, brinquedos infláveis, barraquinha de pescaria e brincadeiras diversas estarão disponíveis para todas as crianças e darão direito à participação do sorteio de vários brinquedos, entre eles, bicicletas, que foram doados pelos fiéis de todo o DF.

A festa segue durante todo o dia com orações e preparação para a Santa Missa que será realizada às 17h, seguida da Solene Procissão com a imagem da Padroeira.

Acompanhem!

Clique aqui e veja as fotos do evento.

Programação:

- 14h - Início das Orações Marianas, Oração do Santo Terço, apresentações de jovens de diferentes grupos e movimentos, e atendimento de confissões.

- 16h45 - Procissão saindo da Catedral

- 17h - Missa Solene presidida pelo cardeal Sergio da Rocha

- Após a celebração será realizada procissão pelo quadrante da Esplanada com a imagem de Nossa Senhora Aparecida - Neste momento são concedidas três bênçãos: pelos doentes, pelos governantes e pelas famílias