Arquidiocese de Brasília

A Festa de Nossa Senhora Aparecida e a sua história

25/09/2012 16:40

Desde 1717, quando a Imagem de Nossa Senhora da Conceição apareceu nas redes de três pescadores, às margens do Rio Paraíba, a devoção à Mãe de Deus sob o título de Virgem Aparecida é cada vez maior, expressando a grande confiança que o povo brasileiro tem na mediação maternal de Maria junto a seu filho Jesus Cristo.

Essa devoção tornou-se tão forte em todo o País que, em 8 de setembro de 1904, por ordem do Papa Pio X, a Imagem foi solenemente coroada e proclamada como Rainha do Brasil. A partir de então, a Imagem passou a usar oficialmente a coroa ofertada pela Princesa Isabel, em 1884, e o manto azul-marinho. O título foi confirmado mais tarde, em 1930, quando o Papa Pio XI proclamou a Virgem Aparecida Padroeira do Brasil. Ao longo desses anos são inúmeras as graças e milagres concedidos por Deus em favor do povo brasileiro mediante a intercessão de Maria Santíssima.

Nossa Senhora foi também escolhida para ser Padroeira de Brasília, ainda à época da construção da cidade, uma vez que a devoção à Virgem sintetiza muito bem a fé de todas as pessoas que para cá vieram. A Imagem de Nossa Senhora Aparecida chegou aqui no dia 3 de maio de 1957, após ter visitado todas as capitais brasileiras.

Neste 12 de outubro, a imagem de Nossa Senhora Aparecida estará exposta durante todo o dia no altar na Esplanada dos Ministérios para que os fiéis possam realizar suas orações, cumprir suas promessas e ofertar flores em honra à Virgem Santíssima.

Acompanhe o Novenário de Nossa Senhora Aparecida – De 03 a 06/10 e 08 a 12/10

Início às 12h com a Santa Missa, logo após, o Santíssimo fica exposto até às 18h.

Local: Catedral Metropolitana de Brasília

Programação da festa

12 de outubro (sexta-feira)
A partir das 9h
Esplanada dos Ministérios, no gramado em frente à Catedral

• 9h – Missa das Crianças e Coroação de Nossa Senhora Aparecida
    • Programação especial para as crianças até às 13h

• 13h – Ofício de Nossa Senhora
    • 13h30 – Rosário Meditado e início da grande concentração popular
    • 15h – Homenagem dos Jovens à Santa Mãe de Deus
    • 16h30 – Preparação para a Santa Missa
    • 16h45 – Saída do Clero da Catedral para o altar da celebração
    • 17h – Santa Missa presidida por Dom Sérgio da Rocha e concelebrada por todo o Clero da Arquidiocese
  • Após a Santa Missa, Solene Procissão com a imagem da Padroeira e bênçãos para os doentes, governantes e as famílias;

Barracas de Alimentação: Durante o dia haverá atendimento ao público em geral e aos romeiros de outras cidades.

Informações:
Assessoria: 3213 3346